Além da contagem tradicional: proposta de estudo do Princípio da Casa de Pombos no ensino básico

Nome: JÚLIO CÉSAR WERNERSBACH

Data de publicação: 15/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORENCIO FERREIRA GUIMARAES FILHO Orientador

Resumo: A análise combinatória é um assunto de suma importância na matemática escolar. O estudo pautado no princípio fundamental da contagem (PFC), transpassando pelos tópicos de permutações, arranjos e combinações, é fundamental para a resolução de problemas cotidianos. Chamando esta prática de “contagem tradicional", o presente trabalho tem por proposta uma nova visão do processo de contagem, utilizando o Princípio da Casa de Pombos. A ideia desta ferramenta é auxiliar no estabelecimento de limites e condições mínimas de uma variedade de questões envolvendo a contagem. De maneira resumida, o Princípio da Casa de Pombos baseia-se na certeza de que se existirem mais pombos do que casas, haverá ao menos uma casa com mais de um pombo. Esse parece ser um fato de fácil compreensão e observação, contudo, não deve ser menosprezado, afinal, como será
visto durante este trabalho, problemas dificílimos podem ser resolvidos com a utilização deste princípio. A partir disso, o banco de questões e o planejamento que serão elaborados visam amparar docentes em uma possível apresentação deste tema alternativo nas escolas de ensino básico.

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