USANDO QUADRADOS, RETÂNGULOS E POLINÔMIOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS E O LIMITE DA TAXA DE VARIAÇÃO DE UMA FUNÇÃO POLINOMIAL

Nome: NAILSON PINTO DE OLIVEIRA

Data de publicação: 25/03/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: A presente dissertação propõe uma sequência didática cuja meta é ofertar um curso que parte das noções iniciais sobre produtos notáveis até limites aplicados a problemas de otimização. Tal sequência pode, com os devidos ajustes, i) ser aplicada na introdução de produtos notáveis e estudo de equações de segundo grau para o nono ano do ensino fundamental; ii) ser um curso sobre funções quadráticas para o primeiro ano do ensino médio; ou ainda, iii) abrir espaço para aplicação do conceito (de forma breve) de limite para funções polinomiais em cursos de pré-Cálculo.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910