Apropriação do Pensamento Computacional e da Robótica Educacional para um Currículo Alinhado às Novas Tendências em Tecnologias Educacionais
Nome: MÁRCIO PETERS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 15/06/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALCEBIADES DAL COL JÚNIOR | Examinador Interno |
FÁBIO CORRÊA DE CASTRO | Orientador |
Resumo: Com base na BNCC, o objetivo deste trabalho é fomentar a robótica educacional e o pensamento computacional no ensino de Matemática. Considerando a ausência do tema no Currículo do ES, para fomentar a prática do tema, com base em especialistas, propomos atividades relevantes que vão auxiliar os professores em seu trabalho, dentro e fora de sala de aula. Para este fim, criamos uma série de seis circuitos compostos por oficinas. Em sequência, os circuitos abordam temas como o uso do X Logo, Code.org, Tinkercad, Arduino, App Inventor e atividades de computação desplugadas, para o caso do não acesso a computador ou similares. Isto culminou em uma formação de profissionais da educação em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.