Uma Aplicação do Software Scratch no Ensino Fundamental

Nome: JOSIANE BARROSO MAFRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/11/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DOMINGOS SÁVIO VALÉRIO SILVA Orientador
MOACIR ROSADO FILHO Examinador Interno
PEDRO MATOS DA SILVA Examinador Externo

Resumo: O uso da linguagem gráfica de programação Scratch, neste trabalho, é voltada para a necessidade de associar a linguagem de programação ao ensino e utilizada como introdução ao conteúdo sobre grandezas e medidas no plano cartesiano para o 9º ano do Ensino Fundamental II. Os scripts utilizados neste trabalho funcionam, em relação à Matemática, como ferramenta que encoraja a aprendizagem dos alunos e dá oportunidade de servir como auxílio na resolução de problemas por meio da experimentação e reflexão, pois necessita de uma resposta não automática que estimule a criatividade, a participação efetiva, a discussão de ideias e proporciona uma aprendizagem significativa. É apresentada, também, a avaliação dos alunos ao utilizar esta plataforma nas atividades propostas sobre: segmento de reta no plano cartesiano, segmentos paralelos em relação aos eixos no plano cartesiano, o uso do cálculo da distância entre dois pontos, ponto médio de um segmento, a construção de triângulos, quadrados e retângulos, o cálculo de perímetro e área do retângulo no plano cartesiano e proporcionalidade de segmentos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910