Os Desafios do Ensino de Matemática no Período da Pandemia da Covid-19: Um Relato da Experiência na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni
Nome: EUZINÁ CRISTINA CAMATA DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/10/2021
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR | Orientador |
EVILSON DA SILVA VIEIRA | Examinador Externo |
FÁBIO CORRÊA DE CASTRO | Examinador Interno |
Resumo: Com a repentina inclusão do processo de ensino para o modelo remoto, ocasionado pela pandemia causada pelo vírus SARS-COV 2 (Covid-19), a presente pesquisa realiza um mapeamento da construção de ações e metodologias implantadas pelo Estado do Espírito Santo, que envolvem a utilização de atividades não presenciais (APNPs), mediadas ou não por tecnologias digitais, e sustentam a continuidade do ensino, incluindo professores e alunos em um novo cenário assinalado por dificuldades e desafios ampliados em um sistema educacional já fragilizado.
De modo específico, a pesquisa retrata estratégias adotadas pelos professores de Matemática, na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni, localizada em Nova Venécia, interior do estado do Espírito Santo, que contempla uma diversidade de públicos, entre alunos da zona rural e urbana que durante o período de aulas remotas experimentam oportunidades diferentes em relação ao acesso na continuidade do ensino.