Investigando a Aprendizagem de Frações nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental II

Nome: MICHELE BENINCÁ
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 22/09/2020

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO Examinador Interno
FIDELIS ZANETTI DE CASTRO Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: Fração é um conceito elementar de grande relevância na matemática, mas verificam-se dificuldades em relação à sua aprendizagem para os alunos do ensino fundamental. Esta pesquisa é um estudo qualitativo com avaliação diagnóstica onde pretendeu-se investigar as dificuldades no processo de aprendizagem de frações em alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental.
Iniciou-se com a contextualização histórica de fração, destacando sua relevância, ao longo do tempo, para as civilizações e na matemática. A fim de evidenciar sua importância na atualidade, buscou-se analisar como os documentos oficiais da educação brasileira, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) do Ensino Fundamental e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordam o conceito de frações e quais são suas propostas para o ensino de frações no ensino fundamental II. Apresenta-se ainda uma pesquisa bibliográfica para discutir possíveis causas para as dificuldades na aprendizagem de frações que serão comprovadas posteriormente mediante a análise dos resultados das avaliações diagnósticas. Concluiu-se o amparo teórico com a apresentação da teoria de frações, apresentando o conceito de fração, definições, significados, propriedades e operações.
Em relação à pesquisa de campo (diagnóstica), apresenta-se a caracterização da pesquisa e dos sujeitos envolvidos, a metodologia utilizada, as avaliações diagnósticas distintas aplicadas em turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental II de diferentes escolas de municípios e redes de ensino. A fim de verificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, realizou-se uma análise criteriosa dos seus resultados às questões das avaliações diagnósticas, sendo possível relacionar as dificuldades mais relevantes.
Concluiu-se a pesquisa mediante uma análise das dificuldades verificadas na avaliação diagnóstica e com a relação destas dificuldades com os textos de amparo teórico utilizados para este fim.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910