Função Caótica na Linguagem de Ensino Médio

Nome: ALINE FUZARO LOPES MEZADRI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/09/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA ALESSANDRA COSTA DE ARAUJO LORENZONI Examinador Externo
DOMINGOS SÁVIO VALÉRIO SILVA Orientador
MOACIR ROSADO FILHO Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa visa propor uma apresentação do que é função caótica
numa linguagem acessível aos alunos do ensino médio. A Base Nacional Curricular
Comum (BNCC) do Ensino Médio, aprovada em 4 de dezembro de 2018, afirma
que, dentre algumas competências que os alunos necessitam desenvolver ao longo
da vida escolar, está a de saber manipular conceitos e procedimentos matemáticos,
trazendo a matemática para aplicações mais próximas da realidade. Tendo por base
que algumas funções são utópicas e que dificilmente encontrar-se-ia na prática,
decidiu-se, então, apresentar para professores do ensino médio, um tipo de função
que vem sendo cada dia mais utilizada, desde a quantificação de poluentes no ar à
em estabilidade de plataformas petrolíferas e até mesmo em estudos de problemas
cardíacos, a função caótica.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910