E-Book Interativo como uma Ferramenta/Estratégia no Ensino de Matemática

Nome: RENATO EUGENIO DA MOTA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO Examinador Interno
CLAUDIA ALESSANDRA COSTA DE ARAUJO LORENZONI Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, assim como aprender também
não é. Todos os anos recebemos em nossas salas de aula do Ensino Médio
centenas de alunos com diferentes níveis de aprendizagem matemática, desde
aquele indivíduo que só reproduz procedimentos automaticamente àquele que
emprega procedimentos, reflete sobre o consequente aprendizado e sobre sua
forma de aprender, de diferentes classes sociais, credos, raças, etc. Chegam de
diversos colégios públicos e particulares e se veem juntos em uma sala tendo que
aprender o mesmo conteúdo para serem submetidos no final a mesma avaliação
que não levará em conta suas diferenças. Em uma ponta tem o professor com a
missão de extrair o máximo possível da capacidade desses alunos e na outra
ponta estão os alunos com mil informações que lhes são passadas diariamente e
muitos sem entender pra que aprender matemática.
Ensinar matemática para 40 ou mais alunos em uma sala de aula não é
uma tarefa fácil, temos diversas ferramentas, metodologias e estratégias de
aprendizagem para nos auxiliar nessa árdua tarefa, mas competir com o uso dos
celulares e das tecnologias que conseguem chamar mais atenção que o professor
não tem sido fácil.
Nessa pesquisa serão apresentadas uma estratégia e uma ferramenta
tecnológica com o intuito de ser uma alternativa aos professores na tarefa de
ensinar matemática de uma maneira, digamos mais amigável aos alunos.
Sabemos que nossos alunos apresentam certa facilidade com o uso de novas
tecnologias e a ideia aqui é justamente explorar essa facilidade.
Mostraremos nessa pesquisa, como utilizar o E-book, que já é uma
ferramenta muito utilizada por nosso alunos em seu dia a dia, e a plataforma de
YouTube, como ferramentas no ensino e aprendizagem de matemática.
Ao terminar essa pesquisa fica, como produto final, dois E-books
interativos (Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos), e outros em
desenvolvimento, várias vídeo aulas no canal do youtube beaba da matemática
além de um site (www.beabadamatematica.com) com diversos materiais, desde
vídeo aulas até E-books e listas de exercícios.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910