Resolução de Problemas: Proposta de Trabalho para Alunos com Dificuldades em Matemática

Nome: VAGNER BRAGA DE ASSIS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/07/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO Examinador Interno
FIDELIS ZANETTI DE CASTRO Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: Este trabalho é uma proposta de atividades para alunos do primeiro ano do
ensino médio, que perderam ao longo da sua vida escolar, interesse pela
matemática.
Os vários fatores que levaram esse aluno a ter dificuldades em matemática são
diversos que vão desde a “aprovação automática”, que eleva o aluno a série
seguinte sem os devidos conhecimentos para o seu bom desenvolvimento, até
uma sequência de experiências negativas em avaliações que o desestimula e o
afasta do conhecimento matemático.
A proposta é “seduzir” o nosso aluno com problemas desafiadores e possíveis
de serem resolvidos, mesmo com pouco conhecimento matemático, e à medida
que se encante com a matemática, possa entender que é possível interagir
com os números e perceber que todos, de uma forma ou de outra, detemos
conhecimentos matemáticos.
Vamos introduzir os conceitos de paridade e o princípio das casas de pombo,
que tem uma diversidade de problemas interessantes e que possibilita um bom
trabalho com esses alunos.
Também vamos trabalhar com os problemas da Olimpíada Brasileira de
Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) pois nos oferece um rico banco de
questões.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910