Matemática Aplicada e Probabilidade

Área de concentração: Matemática
Descrição: Matemática Aplicada é a aplicação de métodos matemáticos em diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é considerar problemas práticos por meio de formulação e estudo de modelos matemáticos. Em particular, a área de análise numérica objetiva construir, analisar e implementar algoritmos de aproximação de soluções de problemas em matemática. A computação gráfica desenvolve ferramentas e técnicas para converter dados para um dispositivo gráfico através do computador. Estudamos a modelagem matemática para a simulação de sistemas reais a fim de prever o comportamento destes sistemas.

A teoria da probabilidade é uma área que estuda modelos matemáticos que formalizam a ideia de incerteza. Esta teoria tem tido uma crescente relevância para diversas áreas do conhecimento como mecânica estatística, equações diferenciais parciais, estatística, teoria dos derivados financeiros entre outras.

**Linhas de atuação**: modelagem matemática para a simulação de sistemas reais e previsão do comportamento destes sistemas (Fabiano Petronetto); métodos probabilísticos para estudo de sistemas físicos - comportamento hidrodinâmico de sistemas de partículas interagentes (Fábio Júlio Valentim); Física-Matemática (Gabriel Luchini); Combinatória: Teoria de Matroides e Grafos (João Paulo Costalonga); series temporais (Valdério Reisen).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910