Geometria e Topologia

Área de concentração: Matemática
Descrição: A geometria diferencial é uma teoria matemática que estuda questões relacionadas a curvas, superfícies e variedades diferenciáveis. Esta teoria tem interseção com diversas áreas da matemática (equações diferenciais, topologia, etc) e da física. A geometria diferencial está num período de grande desenvolvimento. Problemas antigos e importantes para o desenvolvimento da matemática estão sendo resolvidos usando técnicas geométricas (um exemplo recente é resolução da conjectura de Poincaré). Além disso, é constante o surgimento de novos problemas de grande relevância.

Em topologia estudam-se estruturas, que chamamos de espaços topológicos, onde podemos definir a noção de limite e continuidade. Nesta área é recorrente associar objetos algébricos (homologia) que permitem distinguir os espaços topológicos. Essa associação pode ser feita utilizando conceitos ou pontos de vista de geometria diferencial, sistemas dinâmicos, entre outros.

**Linhas de atuação**: bi-harmonicidade, biconservatividade e superfícies de ângulo constante (Apoenã Passamani)
integrabilidade de germes de campos de vetores em C3, integrabilidade de equações diferenciais racionais no plano complexo, estudo da dinâmica de germes de difeomorfismo em (C^2,0). (Leonardo Câmara); topologia e dinâmica simplética (Marta Batoréo); Topologia Geral e Teoria dos Conjuntos (Renan Mezabarba); Simetrias de Sistemas Dinâmicos (Wescley Bonomo).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910